1/7
2/7
3/7
4/7
5/7
6/7
7/7

Entre a Terra e o espaço

Sérgio Cersosimo tem 55 anos e é geofísico e assistente para as Geociências. Na Galp, encontra-se a desenvolver um projeto inovador de inteligência artificial

Passa horas a olhar para os astros, mas tem os pés bem assentes na terra. Sérgio Cersosimo é geofísico na Galp e responsável por desenvolver um inovador projeto de Inteligência Artificial aplicada à engenharia geofísica. Nasceu na Argentina, em Buenos Aires, no local onde vivia o famoso escritor Jorge Luis Borges. Aliás, tem ainda bem presente uma forte memória de infância: o dia em que, a andar de bicicleta, encontrou o escritor. Perguntou-lhe se sabia quem ele era e se gostava de ler. Sérgio sabia quem ele era, e gostava de ler. Tanto que até aprendeu desta forma a construir telescópios e desenvolveu o seu grande hobby: a astronomia e o gosto por observar o céu. Queria ser astrónomo, mas acabou a desenvolver projetos digitais para interpretar o que se passa quilómetros abaixo da superfície terrestre. “A interpretação sísmica é como fazer uma ecografia da terra e é a partir daí que se observa como são as estruturas geológicas, interpretadas com o objetivo de melhor conhecer os reservatórios de petróleo e gás”, afirma com entusiasmo. Na Galp desde 2012, Sérgio ainda arranja tempo para dar aulas de Geofísica de Reservatórios, na Faculdade de Ciências de Lisboa, como professor convidado. Uma vida preenchida por desafios.

Energisers – uma exposição sobre pessoas – retrata profissionais da Galp que, a partir de Portugal, Espanha, Moçambique e Brasil, asseguram a energia necessária para garantir que o mundo não pára.
Resultado de uma parceria com a revista VISÃO, este projeto de fotojornalismo, assinado pelos fotógrafos Arlindo Camacho (Portugal), Enric Vives-Rubio (Espanha), Mauro Vombe (Moçambique) e Jardiel Carvalho (Brasil), dá a conhecer, através de uma perspetiva particular, quem são realmente as pessoas para lá da função que desempenham. Como ocupam os dias, de onde vieram, como vivem, o que fizeram para chegar aqui e quais os sonhos que ainda lhes falta realizar.